O Homem tinha tudo para viver bem: matéria prima para fazer suas moradias; alimento com fartura; inteligência; capacidade de se adequar em qualquer lugar; entre outras coisas. Mas isto não foi o suficiente, o homem precisava destruir para sobreviver.
A atividade humana está causando mais destruição do que as catástrofes naturais registradas no mundo ao urbanizar zonas inadequadas, contribuir para o aquecimento global e enfrentar de forma errónea os fenômenos que afetam a Terra.
Mas isso tudo pode ser mudado: a preocupação com o meio ambiente deve ser fazer parte da vida de cada cidadão e dos governantes. Todos devem tornar as cidades em que vivemos em lugares prazerosos e saudáveis. O tratamento de esgoto, a fiscalização das indústrias, a fiscalização das áreas de preservação ambiental são algumas das atribuições que os governantes e cidadãos têm por obrigação zelar. Devemos contibuir para diminuir a poluição fazendo a nossa parte: separando o lixo para reciclagem, não sujando as ruas e lugares públicos, não jogando lixo nas encostas e rios, economizando água e luz, etc.
Para cada problema existe uma solução possível, o ideal é evitar que os problemas aconteçam. É melhor agirmos com precaução em todas as nossas ações. Devemos nos conscientizar de que fazemos parte da natureza assim, quando a destruimos estamos nos destruindo também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário